segunda-feira, 15 de junho de 2015

CRISTALIZAÇÃO FRACIONADA


("Texto enviado pela Representante Beta EQ, Gabriella Freitas")

A cristalização fracionada é um processo frequentemente usado em engenharia química, de separação de misturas, onde as substâncias misturadas são sólidas e muito puras. O método é baseado em diferenças de solubilidade, assim, se duas ou mais substâncias são dissolvidas em um solvente, elas irão cristalizar na solução precipitando-se a diferentes velocidades. A cristalização pode ser induzida por mudanças na concentração, temperaturas, etc. Esta técnica é frequentemente usada, por exemplo, nas salinas para obtenção de sais a partir de água do mar, onde ambos colocados em uma determinada temperatura, a água irá evaporar, fazendo assim que o sal esteja puro, ou  ainda para recuperar produtos comercializáveis ou utilizáveis em outros processos industriais.

As principais indústrias que utilizam esse processo são dos setores de metalurgia, farmacêutica, alimentícia e mineral, bem como a indústria de produtos químicos.
Os processos de cristalização podem ser contínuos, adotando-se operação em estágio, como é feito na destilação ou na extração, podem ser de diferentes modos, sendo dependente do equilíbrio de fases (saturada e supersaturada) do sistema e do produto interessado, bem como a escala de produção, alguns desses processos são:

 - Força Motriz: É a supersaturação da solução, que determina as taxas de nucleação e de crescimento de cristais.
 - Controle da Supersaturação: É essencial para a produção de produtos cristalinos com propriedades desejadas. Características de solubilidade do soluto: nucleação e crescimento de cristais; resfriamento de soluções; evaporação de parte do solvente; na adição de um segundo solvente que altere significativamente a solubilidade do soluto.


Referências:
MARINELLO, Monichara. Autora. Recuperação e Purificação de Bioprodutos I, Rio Grande do Sul,(2009).
   Cristalização fracionada, http://www.infoescola.com/quimica/cristalizacao-fracionada/ (acesso em 11.06.15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário