segunda-feira, 1 de junho de 2015

LEW URRY – INVENTOR DA PRIMEIRA PILHA ALCALINA COMERCIÁVEL

(Texto enviado pela Representante Beta EQ, Samantha Caram)

Lew Urry era um engenheiro químico que desenvolveu a primeira bateria alcalina de longa vida prática que fez inúmeros dispositivos eletrônicos portáteis possíveis conhecidos. Urry era canadense e engenheiro de desenvolvimento da Carbon Co. Nacional canadense, porém foi transferido para o laboratório de Everyready com a missão de encontrar uma maneira de fazer pilhas de zinco-carbono durar mais tempo.


"Naqueles dias, os brinquedos foram saindo que funcionou em baterias, mas eles não vendem bem porque as baterias de carbono no mercado morreram depois de alguns minutos de uso", Urry disse ao Washington Times em 1999.

No início de sua investigação, Urry decidiu criar um novo tipo de bateria, em vez de tentar melhorar na versão existente.  Embora os cientistas houvessem feito experimentos com células que utilizava um material alcalino, ninguém tinha conseguido conceber a combinação certa de materiais para uma mais duradoura bateria que valeria a pena o custo extra. Depois de testar vários materiais, URRY descoberto que o dióxido de manganês e zinco sólido funcionou bem com uma substância alcalina como um eletrólito, que conduz a eletricidade. As células, no entanto, ainda não foram suficientes poderosas.

"Meu momento" Eureka "veio quando eu percebi usando zinco em pó daria mais área de superfície", Urry disse ao Washington Times.

Para demonstrar sua bateria para o seu chefe, Urry fui a uma loja de brinquedos e comprou dois carrinhos que funcionavam a bateria. Ele colocou uma bateria de célula convencional em um carro e sua bateria alcalina de mock-up no outro.

"Nosso carro passou vários comprimentos de uma longa cafeteria", Urry disse Associated Press em 1999. "O outro carro mal se movia. Todo mundo estava saindo de seus laboratórios para assistir. Eles estavam todos aplaudindo."

Glover mais tarde desde a própria demonstração de bateria alcalina de Urry a um executivo na divisão de produtos em New York City: Ele carregou uma lanterna com uma bateria padrão e um com uma pilha alcalina, em seguida, ele deixou as lanternas durante a noite. Na manhã seguinte, apenas a lanterna-powered alcalina ainda estava brilhando.

"Era isso", Urry mais tarde disse ao Cleveland Plain Dealer. "Naquele momento, todo o laboratório foi colocado no projeto alcalina."

As primeiras baterias alcalinas Eveready foram colocadas à venda em 1959; eles foram remarcados sob o nome Energizer em 1980. Transformou também a forma de botão da pilha para uma estrutura de cilindro. Esta invenção tinha uma durabilidade muitas vezes superior à das pilhas de zinco e carbono, e as pilhas alcalinas atuais duram cerca de 40 vezes mais do que o protótipo original devido a melhorias químicas, e estima-se que 80% de todas as baterias vendidas hoje são alcalinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário