quarta-feira, 3 de junho de 2015

RANDOLPH NORRIS SHREVE - BIOGRAFIA


(Texto enviado pelo Representante Beta EQ, Michell Gleison Sáles Cardoso)

Randolph Norris Shreve nasceu em St. Louis, Missouri, em 09 de março de 1885 e neste mesmo lugar foi educado em uma escola primária privada, posteriormente fez seu ensino médio (expressão abrasileirada) em Ferguson High School, Missouri. Após a formatura do colegial, Shreve foi trabalhar para MallinckrodtChemical Works em St. Louis como um menino de laboratório.


Ele fez arranjos para pedir dinheiro emprestado de funcionários da MallickrodtChemical Works para adicionar à sua poupança para que ele pudesse frequentar a Universidade de Harvard. Norris se formou em Harvard com um AB, summa cum laudein (três anos - um recorde notável de acordo com o Boston Transcrição de 27 de junho de 1907).

Após a formatura, ele foi encarregado da fabricação de produtos químicos para MallinckrodtChemical Works de 1907 a 1911. Depois de deixar St. Louis, trabalhou para LamarChemical Works, Newark, New Jersey, 1911-1915; Shrevefoi, então, associado ao Arden, Orth e Hastings Corporation, New Jersey; ShreveChemicalCompany, Jersey City, New Jersey, e Calco ChemicalCompany em livro encadernado, New Jersey. Após 1919, tornou-se um consultor de engenharia química bem sucedida, que a atividade continuou até a maior parte de sua vida. Em 1930, tornou-se associado com a Universidade de Purdue.

Em 1935, casou-se com Eleanor Burns, Mitchell (falecida em 03 de novembro de 1967).

Depois de ingressar no corpo docente da Universidade Purdue, em 1930, o Professor Shreve rapidamente subiu na hierarquia e tornou-se diretor da Escola de Engenharia Química em 1947 e serviu até 1951, quando ele assumiu as funções de dirigir o Projeto de Engenharia Purdue - Taiwan. Este grande esforço culminou na criação de Cheng Kung University de Taiwan. Um relatório que abranja esta atividade foi publicado.Shreve também era um membro da missão americana nas Filipinas; o objetivo era melhorar a economia desse país. Em 1961 ele foi nomeado professor emérito. Na época de sua aposentadoria, foi agraciado com o grau honorário de Doutor em Engenharia pela Universidade de Purdue. Em 1970 foi agraciado com o grau de Doutor em Filosofia pela China Academy em Formosa.

O Professor Shreve desempenhou um papel importante no planejamento da ChemicalandMettallurgicalBuilding da Universidade de Purdue. Suas publicações incluem mais de 75 artigos técnicos e ele é inventor ou co-inventor de cinco patentes. Já escreveu ou contribuiu para diversos livros. Estes incluem "DyesClassifiedbyIntermediates", "GreensandBibliography", e uma brochura sobre "ZeoliteWaterSofteners", "IntermediateReadings in ChemicalGerman", com John T. Fotos e "AdvancedReadings in GermanandTechnicalGerman", também com Fotos.

Seu maior sucesso foi o livro livro de "ChemicalProcess Industries", que foi publicado em 1945 e que vendeu entre 40 mil e 50 mil cópias. Desde então, foi traduzido para muitas línguas estrangeiras. A quarta edição do famoso livro foi co-autoria de um dos seus ex-alunos, o Dr. Joseph A. Brink, diretor do Departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Washington, Pullman, Washington.


Shreve faleceu no dia 17 de Fevereiro de 1975 e foi enterrado no Cemitério Bellafontaine, em St. Louis.

Referências Bibliográficas

Biographical Note, Randolph Norris Shrevepapers, 1900-1984, fromPurdueUniversity Library website, www4.lib.purdue.edu, acessado em: 27 de maio de 2015.

·         American Institute of Chemical Engineers, 30 Authors and Their Groundbreaking Chemical Engineering Books.

Nenhum comentário:

Postar um comentário